Professor de Raciocínio Lógico e Matemática

Raciocínio Lógico

sábado, 10 de setembro de 2011

QUESTÃO COMENTADA - VALIDADE DE ARGUMENTO

05) (Cespe/Unb - PCES) Se as proposições "Se chove, as ruas da cidade de vitória estão molhadas''; ''As ruas da cidade de vitória estão molhadas'' e '' Está chovendo na cidade de vitória", em que duas primeiras são premissas e a terceira é a conclusão de um argumento, então é correto afirmar que esse argumento é um argumento válido.

Caro concurseiro... para saber se um ARGUMENTO é válido ou inválido, basta observar se a conclusão está garantida nas suposições. Ou seja, se ela (a conclusão) é decorrência lógica das premissas. Como fazer isso?

Lembre-se de que um argumento é formado por proposições (simples e compostas ou apenas compostas). Lembre-se, ainda, de que em um argumento as proposições simples são julgadas como verdadeiras (suposição verdadeira) e a partir dela descubra a valoração de todas as outras.

Vamos lá?

Observando o argumento acima, percebemos que temos duas premissas e uma conclusão. As premissas são: uma proposição simples e uma composta. Daí, faça a suposição de a simples ser verdadeira (V (1º)). Perceba, também que a proposição composta é do tipo se (condição suficiente)...então (condição necessária), e que, portanto, não admite a valoração V→ F (nesta ordem), ou seja, Vera Fisher. Lembra?

Pois bem, sabendo que a suposição simples (“As ruas da cidade de vitória estão molhadas'') é verdadeira, já podemos afirmar que a condição necessária da primeira proposição também é. Como se trata de uma proposição condicional, e a valoração da condição necessária é VERDADEIRA, a condição suficiente pode ser VERDADEIRA ou FALSA, pois não há proibição para o se...então nos casos de V→ V e F→ V. Ou seja, se a condição necessária é V, a condição suficiente pode ser V ou F.

Logo, não temos base suficiente para garantir se chove ou não. Argumento inválido.

OBS.: Tente entender pela ilustração, pois será o que basta para fazer as questões desse tipo, ok?

Observe a ilustração:
Bom estudo a todos!

Valclides Guerra
Professor

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Voltar
ATENÇÃO ALUNOS: BAIXEM MATERIAL DE AULA