Professor de Raciocínio Lógico e Matemática

Raciocínio Lógico

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Material para Turma de Resolução de Questões DICCA - Aulas 1 e 2

Prezados alunos do DICCA, abaixo, LINK para material da turma de resolução de questões para TJPE - aulas 1 e 2.
Bom estudo a todos!

Material Turma de Resolução de questões DICCA - aulas 1 e 2





Prof.: Valclides Guerra

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Atenção alunos de Recife!!!

Lembrete aos alunos de Recife...

Prezados concurseiros(as),

Iniciaremos mais uma turma de resolução de questões de Raciocínio Lógico para o concurso do TJPE na primeira semana de dezembro no DICCA Cursos - Rua Montevidéu, 96 - Boa Vista (ao lado do Bompreço Parque Amorim - Av. Agamenon Magalhães). Aprofunde seus conhecimentos e vá com segurança fazer a prova!!! Espero por você!

Grande abraço.

Valclides Guerra
Professor

Questão de quantificadores

  1. 12) Considere verdadeiras as afirmações:
I. Todo motorista é professor.
II. Existem atletas que são motoristas.
III. Nenhum atleta é jornalista.
IV. Alguns jornalistas são motoristas.

A simbolizando o conjunto dos atletas, J, o dos jornalistas, P, o dos professores e M, o dos motoristas, o diagrama que melhor representa as afirmações supracitadas é:

Nesta questão, o candidato deverá perceber que se trata de uma questão de quantificadores, e que existem mais de uma maneira para representar cada uma das proposições categóricas abaixo, porém, ilustraremos conforme descrito a seguir:

Todo A é B (proposição universal afirmativa): Um conjunto dentro do outro;
Nenhum A é B (proposição universal negativa): Um conjunto separado do outro;
Algum A é B (proposição particular positiva) e Algum A não é B (proposição particular negativa): Um conjunto intersecção com outro.

Perceba as informações e represente-as com os diagramas lógicos.

I. Todo motorista é professor.
II. Existem atletas que são motoristas.
III. Nenhum atleta é jornalista.
IV. Alguns jornalistas são motoristas.
Concluímos que a melhor representação encontra-se na letra D.


Questão de correlacionamento

  1. 11) (FCC 2010 – Agente Administrativo) Três Agentes Administrativos - Almir, Noronha e Creuza - trabalham no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas: um, no setor de atendimento ao público, outro no setor de compras e o terceiro no almoxarifado. Sabe-se que:
  • Esses Agentes estão lotados no Ceará, em Pernambuco e na Bahia;
  • Almir não está lotado na Bahia e nem trabalha no setor de compras;
  • Creuza trabalha no almoxarifado;
  • O Agente lotado no Ceará trabalha no setor de compras.
Com base nessas informações, é correto afirmar que o Agente lotado no Ceará e o Agente que trabalha no setor de atendimento ao público são, respectivamente,
(A) Almir e Noronha.
(B) Creuza e Noronha.
(C) Noronha e Creuza.
(D) Creuza e Almir.
(E) Noronha e Almir.

       Comentários

Retire os elementos do enunciado e preencha uma tabela com SIM ou NÃO, de acordo com as informações fornecidas. Ao encontrar um SIM em uma célula, preencha o restante da linha e da coluna com NÃO.

  1. Almir não está lotado na Bahia e nem trabalha no setor de compras;
  1. Creuza trabalha no almoxarifado;
  1. O Agente lotado no Ceará trabalha no setor de compras
Gabarito: E.

Questão de argumentação - conectivos lógicos

  1.  10) (CONSULPLAN 2011) Três amigas Bruna, Cíntia e Daniela usam óculos devido a problemas de visão distintos: miopia, hipermetropia e astigmatismo, não necessariamente nesta ordem. Sabe-se que:
Ou Bruna é hipermétrope, ou Cíntia é astigmata.
Ou Daniela é astigmata, ou Cíntia é astigmata.
Ou Bruna é míope, ou Daniela é míope.
Ou Cíntia é hipermétrope, ou Daniela é hipermétrope.

Assim, os problemas de visão de Bruna, Cíntia e Daniela são, respectivamente:
(A) Miopia, hipermetropia, astigmatismo.
(B) Astigmatismo, miopia, hipermetropia.
(C) Hipermetropia, astigmatismo, miopia.
(D) Miopia, astigmatismo, hipermetropia.
(E) Astigmatismo, hipermetropia, miopia.

       Comentários

O elaborador exigiu do candidato um conhecimento sobre os conectivos lógicos, e em particular, sobre o “ou” exclusivo. Para qualquer proposição composta pelo “ou” exclusivo, apenas uma das afirmações simples é verdadeira, as demais são todas falsas. Pois este conectivo não admite todos os valores verdadeiros nem todos falsos. Daí, caro concursando, em cada uma das proposições compostas acima há uma sentença verdadeira e outra falsa. O candidato deveria fazer uma suposição, em qualquer uma delas, como sendo verdadeira ou falsa e testar tal suposição.

Vamos supor que seja verdadeira a afirmativa: “Cíntia é astigmata” na proposição I. Daí, concluímos que “Bruna é hipermétrope” é falsa. Sabendo, na proposição II, que “Cíntia é astigmata”, é falso afirmar que “Daniela é astigmata”. Já sabendo, das proposições compostas I e II, que “Cíntia é astigmata”, na proposição IV concluímos que “Cíntia é hipermetrope” é falso. Logo, a verdade é que “Daniela é hipermétrope”. E por fim, na proposição III “Daniela é míope” é falsa, e, consequentemente, “Bruna é míope” é verdadeira. Veja: 

 

Logo,
  • Da primeira proposição: Cíntia é astigmata;
  • Da segunda proposição: Cíntia é astigmata;
  • Da terceira proposição: Bruna é míope;
  • Da quarta proposição: Daniela é hipermétrope;
Perceba que não há contradições entre as sentenças acima. Gabarito: D.
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